—————————————————
Pois é Bruno, as lagartixas de casa, essa acinzentada e pequena, não é venenosa. Pode ficar tranquilo, inclusive elas funcionam como controles de pragas, pois adoram comer insetos como mosquitos, moscas, baratas e até aracnídeos, como as aranhas. As lagartixas, são membros da família dos Gekkonidae e por isso tem o apelido bonitinho de Gekko dado pelos biólogos.
-
Se estivermos falando da lagartixa comum de casa, o nome dela é Hemidactylus frenatus. Esta espécie é bem urbanizada e pode ser vista escalando muros de casas e outros prédios em busca de insetos que são atraídos para as luzes. Ela é originada do sudeste asiático e partes do norte da África, mas se espalhou pelo mundo pelos navios, e hoje são comuns em quase todas as casas. Elas podem chegar a cerca de 7,5-15 cm, e vivem por cerca de cinco anos.
-
A maior curiosidade destes bichinhos e vários outros “gekkos” é a forma como eles escapam dos predadores. Quando alarmado toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado de autotomia. Isso engana os predadores (como uma galinha por exemplo). enquanto o predador come a cauda nosso gekko espertinho foge. E depois, a causa se regenera numa boa.
-
As “mãos” também são outro mistério. Os gekkos podem escalar até superfícies mais lisas, pois ao contrário da crença popular, eles não usam ventosas, nem microganchos e sim centenas de milhões de cílios que interagem com superfícies usando a força molecular. WOW!
Olha só que fofa!
-
A mãozinha da lagartixa é ornamentada com centenas de milhares de cílios que formam um poderoso adesivo. Muito legal!
fonte:www.ocioso.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário